21 julho 2024

Semanas 13 e 14 - Árvores

Tema:

Árvores e árvores binárias.

Slides:

Aulas 13 e 14 - <aqui>
Aulas 13 e 14 - Arquivos Jupyter Notebook - <aqui>

Material de Apoio: 
Capítulo 11 do livro: "Estrutura de Dados e Técnicas de Programação" (Árvores)
Capítulo 7 (aula 7) da Apostila da UFSCar


<<<  ATENÇÃO!!!    SIGA O ROTEIRO ABAIXO PARA A AULA DE 01/11/2024  >>>

Vídeos / Roteiro de Estudo:
Para maior efetividade do estudo, sigam os 7 passos a seguir na ordem sugerida. Bons estudos!

Passo 1)
Passe os olhos sobre o arquivo PDF dos slides da árvore, para saber os tópicos principais da matéria (tema) sobre árvores.  Link <aqui>
Total de tempo em média a ser gasto aqui: 15 minutos.

Passo 2) 
Um vídeo de introdução geral a Árvores: Acesse apenas o vídeo entre os minutos indicados:
a- Estrutura de Dados: Árvore (exemplo de implementação): do minuto: 7:54 ao 10:42  (3 minutos de vídeo)

Passo 3)
Depois dessa introdução, vamos ver duas definições do que são Árvores e em seguida do que são Árvores Binárias:
a- Conceitos básicos de árvores (Univesp) (17 minutos)
b- Teoria: O que são árvores e árvores binárias? (23 minutos de vídeo)

Passo 4)
Vamos enfatizar o que são arvores binárias:
a- O que são árvores binárias?  (5 minutos de vídeo.)

Passo 5)
Como percorrer uma árvore binária:
a- Video descrevendo o percurso em árvores binárias: pré-ordem, em-ordem e pós-ordem. ( 8 minutos de vídeo)

Passo 6)
Para finalizar os vídeos, assista ao vídeo do Fábio Akita que explica o que são árvores, para que servem e um pouco mais...
a- Estrutura de Dados - Árvores (para se aprofundar e saber a origem): Fábio Akita - para otimizar veja a partir do minuto 10:00 --> portanto (50 minutos de vídeo).

Passo 7:
Por fim: Leia com atenção o texto do capítulo 11 do livro recomendado. Tempo médio de leitura ( 60 minutos ).

Total de tempo para estudo: 15+3+17+23+5+8+50+60 = 181 minutos = 3 horas.
Nossas 4 aulas, normalmente levam 3 horas e 30 minutos. Portanto, mesmo havendo alguma variação ou necessidade de revisão de vídeos, o tempo é suficiente para o estudo preliminar do assunto.

---------

APÓS REALIZAR ESSES 7 PASSOS, FAÇA O SEGUINTE:
Para fazer a validação da presença, cada um dos(as) estudantes deverá formular uma pergunta (BASEADO NO MATERIAL CONSTANTE NA SEQUENCIA DIDÁTICA). Pode ser de qualquer parte do material impresso ou dos vídeos.

Essa pergunta deve ser passada até às 23h59 do dia 03/11, impreterivelmente. Quem não passar uma pergunta até esse dia e horário ficará com ausência na aula desse dia.

Os conteúdos aqui descritos e elencados (materiais e conceitos) formam a base para a próxima aula. Portanto, é importantíssimo estuda-lo.

Para onde deve ser passada a pergunta? Para meu endereço de email institucional: piva.jr@fatec.sp.gov.br

Template a ser utilizado:

ASSUNTO: <AED2> - Aula 11 - <nome do(a) estudante>
CORPO DA MENSAGEM:
1- Em que material tive a dúvida?
2- Qual foi a dúvida?
3- Você pensa em alguma alternativa para responder sua dúvida (reflexão)?

---------

Vejo vocês na próxima aula, para tirar suas dúvidas e fazermos alguns exercícios e implementações em Python.  Bons estudos e sucesso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário